Alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial constroem equipamento de avaliação física para as aulas de Educação Física

• Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 18h52

Os alunos Orlando Fonseca Ravagnani, Vinicius Barbosa dos Anjos, Gustavo Machado Leão Pereira e Matheus Duarte Capiotto, sob a orientação do Prof. Me. Claudemir Claudino Alves, construíram um Banco de Wells, para ser utilizado nas aulas de Educação Física.

Um dos temas trabalhados no 2º. Bimestre nas aulas de Educação Física dos terceiros anos dos Cursos do Ensino Médio Integrado em Informática e Ensino Médio Integrado em Mecatrônica foi a Avaliação Física. O tema está voltado tanto para o acompanhamento de treinamentos de atletas e praticantes de atividades físicas, de modo geral, como para obter indicadores voltados para a saúde. Especialmente no que se refere à avaliação da capacidade física flexibilidade, temos um teste muito utilizado, devido à sua credibilidade e facilidade de execução para avaliá-la, conhecido como teste de Sentar e Alcançar de Wells. No entanto, é necessário o uso de um equipamento específico.

A responsável pela disciplina, Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão, apresentou a proposta ao Prof. Me. Claudemir Claudino Alves que analisou o projeto do Banco de Wells e passou a desenvolvê-lo com os alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial. O Banco é composto de uma caixa de madeira, com medidas próprias, sendo a parte superior mais alongada, e uma fita métrica ou escala numérica em centímetros gravada na superfície da caixa.

O equipamento já foi utilizado na avaliação física da flexibilidade dos alunos dos terceiros anos dos cursos Médio Integrado e com as alunas que frequentam o curso de Extensão de Pilates de Solo.

O Banco de Wells ficará disponível para utilização no campus. Seguem fotos da construção e utilização do equipamento.

foto01 foto02

foto03 foto04