Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do PIBID IFSP Guarulhos realizam oficina de GeoGebra para estudantes do 9o ano da Escola Maria Helena Martins

  • Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 09h32

No dia 10 de Junho de 2019 os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Eduardo Candido do Carmo e Laizo Cunha de Paiva, elaboraram e apresentaram, sob a supervisão e orientação do Professor Marcos Auricchio, coordenador do PIBID junto a escola parceira e dos Professores Willian Vieira e Roberto Seidi, coordenadores do PIBID do IFSP, uma oficina abordando o tema da função polinomial do 2º grau com o auxílio do software GeoGebra, com o objetivo de  discutir a influência dos coeficientes a, b e c na representação gráfica da função definida por . A oficina foi realizada na Sala de Estudos Matemáticos, implantada recentemente na escola com a participação do Professor Marcos e de todos os alunos pibidianos alocados na escola.

pibid13

Estudante Laizo ministra oficina para estudantes do 9º ano. Fonte: Arquivo do PIBID IFSP Guarulhos

A atividade foi desenvolvida com o auxílio do software GeoGebra, além de lousa branca e canetões coloridos, partindo de uma exploração sobre o comportamento dos gráficos  no plano cartesiano a partir das mudanças dos valores dos coeficientes a, b e c da função do 2 º grau. Com a utilização deste recurso tecnológico, notou-se uma melhor compreensão dos alunos ao comportamento dos esboços dos gráficos das funções, o que reforça a ideia de que aulas diferenciadas podem ser ministradas a partir de recursos tecnológicos disponíveis, produzindo conhecimentos que os alunos teriam mais dificuldades para entender apenas com o uso do papel e lápis.

pibid14

Tela de atividade realizada no GeoGebra. Fonte: Arquivo do PIBID IFSP Guarulhos

Percebeu-se uma interatividade maior dos alunos ao participarem da oficina na sala de Matemática do que na sala normal de aula. A oficina foi apresentada durante o período de uma aula de 45 minutos.

Ao final da oficina, o Professor Marcos se mostrou satisfeito com a apresentação e interatividade dos alunos pibidianos com os alunos da escola parceira e reforçou como o aprendizado da Matemática pode ser importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo e para a tomada de decisões, tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional e pessoal na vida das pessoas. 

Eduardo Candido do Carmo, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Laizo Cunha de Paiva, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. William Vieira, coordenador do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

registrado em:
Fim do conteúdo da página