Estudantes do PIBID IFSP Guarulhos realizam oficina de GeoGebra para estudantes do 9o ano da Escola Maria Helena Martins

• Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 09h32

No dia 10 de Junho de 2019 os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Eduardo Candido do Carmo e Laizo Cunha de Paiva, elaboraram e apresentaram, sob a supervisão e orientação do Professor Marcos Auricchio, coordenador do PIBID junto a escola parceira e dos Professores Willian Vieira e Roberto Seidi, coordenadores do PIBID do IFSP, uma oficina abordando o tema da função polinomial do 2º grau com o auxílio do software GeoGebra, com o objetivo de  discutir a influência dos coeficientes a, b e c na representação gráfica da função definida por . A oficina foi realizada na Sala de Estudos Matemáticos, implantada recentemente na escola com a participação do Professor Marcos e de todos os alunos pibidianos alocados na escola.

pibid13

Estudante Laizo ministra oficina para estudantes do 9º ano. Fonte: Arquivo do PIBID IFSP Guarulhos

A atividade foi desenvolvida com o auxílio do software GeoGebra, além de lousa branca e canetões coloridos, partindo de uma exploração sobre o comportamento dos gráficos  no plano cartesiano a partir das mudanças dos valores dos coeficientes a, b e c da função do 2 º grau. Com a utilização deste recurso tecnológico, notou-se uma melhor compreensão dos alunos ao comportamento dos esboços dos gráficos das funções, o que reforça a ideia de que aulas diferenciadas podem ser ministradas a partir de recursos tecnológicos disponíveis, produzindo conhecimentos que os alunos teriam mais dificuldades para entender apenas com o uso do papel e lápis.

pibid14

Tela de atividade realizada no GeoGebra. Fonte: Arquivo do PIBID IFSP Guarulhos

Percebeu-se uma interatividade maior dos alunos ao participarem da oficina na sala de Matemática do que na sala normal de aula. A oficina foi apresentada durante o período de uma aula de 45 minutos.

Ao final da oficina, o Professor Marcos se mostrou satisfeito com a apresentação e interatividade dos alunos pibidianos com os alunos da escola parceira e reforçou como o aprendizado da Matemática pode ser importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo e para a tomada de decisões, tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional e pessoal na vida das pessoas.

Eduardo Candido do Carmo, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Laizo Cunha de Paiva, bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. William Vieira, coordenador do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos

Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos