Ação de formação continuada movimenta o Câmpus Guarulhos

• Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 12h30

Cerca de 100 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e alunos do curso de Licenciatura em Matemática, estiveram no Auditório do IFSP Câmpus Guarulhos no dia 27 de abril de 2017 para participar da atividade “Metodologias Diversificadas de Ensino”, ministrada pelo Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto, professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade de São Paulo – Unifesp. O evento foi organizado pela Equipe de Formação Continuada de Professores do câmpus.

Durante a apresentação, o Prof. Umberto discorreu sobre a prática docente em diferentes contextos: o institucional (natureza das instituições educacionais e os diferentes níveis de ensino) e o da unidade educacional (a cultura escolar e o projeto político pedagógico – PPP – ou projeto pedagógico do curso – PPC); também foi abordado o papel do professor como agente da prática docente, pontuando que a ação docente ocorre na condução da aula, planejada com antecedência, a partir do PPP/PPC da instituição ou do curso. Em sua fala, o palestrante também procurou definir a diferença entre metodologia de ensino, estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos. Por fim, foram apresentadas as diferentes metodologias de ensino, destacando-se o contraste entre as metodologias predominantes no Brasil, a pedagogia tradicional e a pedagogia tecnicista, e as teorias críticas, sempre considerando que a metodologia de ensino aplicada expressa uma determinada visão de mundo e o que deve direcionar a escolha de diferentes técnicas de ensino é o objetivo que se tem em relação à aprendizagem do aluno.

Em seguida, abriu-se um espaço para perguntas e discussões mais amplas, envolvendo todos os presentes. Outros assuntos foram, então, abordados, como a Reforma do Ensino Médio promovida pelo governo federal e os desafios do professor para incluir alunos com as mais diversas necessidades educacionais especiais, nem sempre tendo uma formação inicial adequada para tal tarefa.

Esta atividade de formação emerge da parceria entre a Unifesp Guarulhos, na figura do Prof. Umberto, e o IFSP Câmpus Guarulhos, por meio da Equipe de Formação Continuada. Estão previstas outras atividades da mesma natureza, voltadas especialmente para docentes e outros profissionais da educação, no decorrer deste ano.