Placa Shield Edu-IFSP desenvolvida por alunos do GERSE tem publicação no site embarcados

• Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 07h20

shield ed ifsp destaque 696x418

No dia 5 de junho de 2017, o engenheiro Fábio Souza, administrador/diretor do site embarcados publicou um artigo sobre o Shield Edu-IFSP, uma placa que foi desenvolvida pelo professor Rogerio D. Dantas e alunos bolsistas em um projeto de extensão sobre o ensino de lógica de programação aplicada à robótica. Esta iniciativa deu origem ao Grupo de Estudo em Robótica e Sistemas Embarcados - GERSE.
A placa Shield Edu-IFSP é uma placa didática de baixo custo criada para a plataforma Arduino e foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o ensino de lógica de programação no ambiente educacional, com a aplicação em robótica. Para isso o Shield Edu-IFSP disponibiliza uma variedade de periféricos de entrada e saída, tais como:
* 7 LED’s;
* botões;
* potenciômetro;
* display de 7 segmentos;
* transistores para acionamento de pequenas cargas;
* entrada para LCD 16x2;
* entrada para módulo Bluetooth e I/O para uso geral.
O principal objetivo é o ensino de lógica de programação permitindo o aprendizado de forma mais dinâmica e prazerosa, oferecendo oportunidades para pessoas que não tenham conhecimento mínimo de eletrônica, visto que possibilita de forma simplificada acesso aos periféricos disponíveis na Shield Edu-IFSP.
Todo projeto é open source e pode ser replicado e utilizado por qualquer pessoa que tenha interesse em iniciar seus estudos no mundo Arduino.
Para mais informações sobre o Shield Edu-IFSP confira o artigo completo feito pelo Fábio Souza no site Embarcados que é referência em sistemas embarcados, hardware, IoT, Indústria 4.0 e muito mais, vale a pena conferir o artigo e o site em https://www.embarcados.com.br/shield-edu-ifsp/