Licenciatura em Matemática do campus Guarulhos inicia atividades do PIBID 2018/2019

• Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 17h43

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus Guarulhos iniciaram as atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID – 2018/2019. Nesta edição do programa, as escolas parceiras são a E. E. Prof. Frederico de Barros Brotero e a E. E. Profa. Maria Helena Barbosa Martins, que já estão recebendo os licenciandos, sempre sob orientação dos professores supervisores.

O entusiasmo de todos com essa nova edição do PIBID é muito grande. O estudante Renan, que está no 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, destaca a importância que atribui ao PIBID em sua formação e, dentre as muitas possibilidades de aprendizagem, aponta “Ter contato com a sala de aula, poder analisar como se dá o processo de ensino, entender como é o dia a dia de um professor em sala de aula e praticar o ato de ensinar. E isso complementa as aulas da faculdade, pois podemos aplicar o que temos de teoria na escola pública.”.

Os licenciandos Gabriel, Rita, Felipe, Melissa e Luiz elaboraram a primeira atividade do programa, que trata da visão geométrica dos produtos notáveis (ver fotos abaixo) e será aplicada para estudantes do 8º ano da E. E. Prof. Frederico Brotero. A atividade pretende favorecer a interpretação geométrica deste tipo de cálculo algébrico e ressignificar as ideias associadas aos produtos notáveis, possibilitado uma aprendizagem significativa por parte dos educandos.

foto1 foto2

Atividade elaborada pelos licenciandos do PIBID – IFSP Guarulhos (acervo do PIBID)

Antes de serem realizadas nas escolas, as atividades elaboradas pelos participantes são discutidas com os professores supervisores das escolas parceiras e aplicadas para o grupo do PIBID-Guarulhos, quando também são discutidas e lapidadas. Essa estratégia visa conferir segurança aos licenciandos, que atuarão pela primeira vez como professores.

O prof. Roberto Seidi, um dos coordenadores do programa no campus Guarulhos, destaca a importância do PIBID na formação dos estudantes de licenciatura, segundo ele “O programa é excelente, pois possibilita que os futuros professores de Matemática tenham contato com o dia a dia da sala de aula da Educação Básica, podendo vivenciar a realidade e tendo oportunidade de colocar em prática os conceitos e as teorias estudadas no Curso de Licenciatura.”

Contribuir para uma melhor formação matemática dos estudantes da escola pública e aprimorar a formação dos futuros professores de Matemática, esses estão entre os principais objetivos do PIBID.

Em breve, teremos mais novidades!

Prof. William Vieira, coordenador do PIBID - IFSP campus Guarulhos.