Alunos do Laboratório de Computação Aplicada apresentam projetos desenvolvidos em 2018

• Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 18h07

No último mês de outubro vários alunos vinculados ao LABCOM3 – Laboratório de Computação Aplicada apresentaram em eventos científicos os trabalhos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de professores do grupo de pesquisa.
No dia 16/10, dentro da FECEG – Feira de Engenharia e Ciências de Guarulhos, os alunos Matheus Soares da Ressureição e Gustavo Gonçalves de Assis apresentaram o trabalho “Tranca IoT de baixo custo”, orientado pelos Profs. Robson Ferreira Lopes e Thiago Schumacher Barcelos e os alunos Matheus Oliveira Silva, Felipe Pacheco da Silva e Willi Nascimento Soares apresentaram o trabalho “Prevenção de acidentes no trânsito causados por sonolência a partir da detecção de ondas cerebrais”.

foto01    foto02

Da esquerda para a direita: Gustavo, Matheus Ressureição, Felipe, Matheus Oliveira, Willi

Já em 17/10 quatro alunos vinculados ao grupo apresentaram seus projetos no 20º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) da FATEC-SP. Os alunos desenvolveram seus projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP ou como Trabalhos de Conclusão de Curso. Foram apresentados os trabalhos “Reconhecimento de emoções na fala por meio de mapas auto-organizáveis”, do aluno Leando Coelho Delgado, sob orientação dos professores Thiago Barcelos e Alexandra Souza, e os seguintes trabalhos sob orientação do Prof. Rodrigo Bortoletto: “O nível de serviço dos postos de combustível: qualidade e preço sob o olhar do consumidor”, da aluna Laís Cristina de Oliveira Azevedo; “Simulação de conexões por meio de um sistema multiagente”, do aluno Viktor Santos Moitinho e “Acompanhamento das atividades parlamentares com ETL e técnicas estatísticas”, do aluno João Gabriel Moreira Rodrigues. Ao final do evento, o trabalho de João e do Prof. Rodrigo foi premiado com a menção honrosa no evento.

foto03    foto04

foto05    foto06

Da esquerda para a direita: Thais e Viktor (primeira linha), João e Leandro (segunda linha)

Em 29/10, o aluno da Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação Rafael Pereira Ribeiro apresentou o trabalho “Mensurando o desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de Mapas Auto-Organizáveis: Comparação de métricas de complexidade de Software com Dr. Scratch e CT-Test” no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O CBIE é o mais importante fórum de pesquisas na área de Informática na Educação no Brasil. O aluno teve o apoio do Programa Institucional de Incentivo à Participação Discente em Eventos (PIPDE), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação para participar do evento, no qual seu trabalho recebeu menção honrosa no Workshop de Ensino de Algoritmos e Pensamento Computacional (WAlgProg), evento-satélite do CBIE onde foi apresentado. O trabalho foi realizado em co-autoria com a Profa. Alexandra Souza e o Prof. Thiago Barcelos.

LABCOM3
O Laboratório de Computação Aplicada – LABCOM3 é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e sediado no Câmpus Guarulhos. Criado em 2017, agrega atualmente 10 pesquisadores e cerca de 20 alunos de todos os níveis de ensino. O grupo desenvolve pesquisas e produtos relacionados ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de métodos e tecnologias computacionais. Considerando a Computação como atividade-meio para solução de problemas da indústria e da sociedade, suas atividades concentram-se especialmente nas áreas de Educação, Telecomunicações, Sistemas Embarcados e Comunicação.