Estudando o Teorema de Tales por meio de sua história - atividade dos participantes do PIBID-IFSP Guarulhos na escola Prof. Frederico de Barros Brotero

• Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 17h27

No dia 18 de outubro de 2018, os alunos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP e participantes do PIBID-IFSP, Felipe, Luiz e Melissa aplicaram uma atividade abordando o Teorema de Tales para as turmas dos 8os anos da escola Prof. Frederico de Barros Brotero. A atividade usou recursos da História da Matemática, com o objetivo de mostrar um dos grandes feitos desse matemático.

foto3

Atividade elaborada pelos licenciandos do PIBID – IFSP Guarulhos (acervo do PIBID)

No início da atividade, os pibidianos fizeram o levantamento da possibilidade de medir grandes edifícios nos dias de hoje, com intuito de envolver os estudantes, que apresentaram algumas sugestões, como verificar a planta do edifício, trena a laser e medir a altura de um andar e multiplicá-la pelo número de andares. Em seguida, foram questionados como fazer esse tipo de medição sem os recursos apresentados por eles, e também foram desafiados a apresentar uma estratégia para medir a altura das pirâmides do Egito, que são monumentos de uma estrutura enorme. Um dos estudantes disse “É só subir nela”. Na discussão que se seguiu, todos concordaram que essa não seria uma boa estratégia e então foi apresentada um breve relato da história de Tales de Mileto, grande matemático grego, que conseguiu realizar essa proeza.

foto4

Em seguida, realizou-se um experimento com o uso de materiais manipuláveis de fácil acesso, com caixa de pasta de dente, palito de fosforo, massinha de modelar, régua e o uso de um aparelho celular para evidenciar melhor a sombra dos objetos. Os estudantes foram estimulados, então, a estabelecer relações entre as sombras e a altura dos objetos utilizados. Alguns estudantes conseguiram determinar as alturas dos objetos, ao fazerem o comprimento da sombra da caixa de fósforos, vezes a altura do palito de referência, e tudo dividido pelo comprimento da sombra do palito (ver imagem acima).
O prof. Fernando, responsável pela turma e supervisor do PIBID, destacou ao final da atividade que “Foi bom que os estudantes construíram o conhecimento, participaram bem das atividades e chegaram a uma conclusão”.
Em breve teremos novas notícias e novidades sobre atividades do PIBID – IFSP Guarulhos nas escolas públicas parceiras! Aguardem!!!

Luiz Eduardo Honório da Silva, estudante do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos e participante do PIBID-IFSP.
Prof. Dr. William Vieira, docente do IFSP e coordenador do PIBID - IFSP Guarulhos.
Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, docente do IFSP e coordenador voluntário do PIBID - IFSP Guarulhos.