Psicóloga do IFSP Guarulhos promove palestra sobre violência nas escolas para os participantes do PIBID

• Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 14h00

No dia 03/05/19, em um dos encontros semanais do grupo do PIBID – IFSP Guarulhos, a psicóloga do IFSP câmpus Guarulhos, Elizabeth Pereira proporcionou aos estudantes uma apresentação sobre o tema violência nas escolas. A palestra também contou com a presença do professor Marcos Auricchio, docente da E.E Professora Maria Helena Barbosa Martins e supervisor do PIBID.

A atividade começou com apresentações e uma fala breve de cada um dos participantes sobre quais desafios os professores enfrentam diariamente nas escolas públicas brasileiras. As apreensões e receios colocados nessas falas foram explorados e debatidos durante a palestra.

pibid09
Roda de conversa entre os participantes do PIBID e a Psicóloga Elizabeth – IFSP Guarulhos
Fonte: acervo do PIBID Guarulhos.

A psicóloga falou da sua experiência com as famílias das vítimas da tragédia da Escola Raul Brasil em Suzano e apresentou pesquisas sobre os possíveis motivos do aumento da violência nas escolas, com muitas estatísticas e reflexões sobre o momento delicado vivido pela nossa sociedade.

Os participantes mostraram-se muito contentes com a palestra, principalmente pela possibilidade de debater sobre o papel do professor e de como se preparar para os desafios da carreira docente.

O estudante Gabriel Tavares, pibidiano do 5º semestre de Licenciatura em Matemática, destacou que “A palestra com a psicóloga nos alerta sobre como devemos atuar perante a sala aula, de como somos responsáveis por cada palavra usada e nos deixou a reflexão: O que representamos na vida de cada aluno? A partir desse momento conseguimos compreender um pouco mais o que é ser um professor, parafraseando uma das falas dos professores: Em sala de aula eu sou educador, companheiro, amigo, irmão, representante, conselheiro, e responsável, em certa parte, pelo futuro de cada um.”.

pibid10
Fonte: acervo do PIBID Guarulhos.

O professor Marcos Auricchio, supervisor na escola parceira do PIBID, também gostou muito do encontro e perguntou para a psicóloga Elisabeth Pereira sobre a possibilidade de a palestra ser realizada na E.E Profa. Maria Helena Martins, e teve sua solicitação prontamente atendida por Elisabeth!

Experiências como estas reiteram a abrangência e o alcance do PIBID para a comunidade escolar onde o programa acontece. Os frutos e benefícios vão muito além da garantia de uma boa formação dos futuros professores, pois o PIBID propicia a aproximação entre escola e universidade, colaborando com a melhoria da educação pública em diferentes dimensões.

Em breve teremos novas notícias e novidades sobre atividades do PIBID – IFSP Guarulhos nas escolas públicas parceiras! Aguardem!

Felipe Sousa Pinto, estudante de Licenciatura em Matemática e bolsista do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos
Prof. Dr. William Vieira, coordenador do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos
Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos