Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos da Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos participam de Congresso de Iniciação Científica no IFSP Itapetininga

  • Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 14h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Itapetininga promoveu durante os dias 14, 15 e 16 de maio de 2019 o VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do próprio campus. O evento traz uma proposta multidisciplinar, congregando todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação.

Os estudantes Ihsa Paulla Rosa Ferreira, Patricía Barbosa Melo Maneo, Gabriel Oliveira Pinto, Otávio Paciullo Furquim e Rita de Cássia da Costa Guimarães da Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Guarulhos deixaram a sua contribuição para as discussões do evento com a apresentação de três trabalhos de iniciação científica.

O primeiro trabalho apresentado foi “Uso do celular inteligente (smartphone) no ensino de Trigonometria: avaliando potencialidades”, desenvolvido pelas estudantes Ihsa Paulla Rosa Ferreira e Patricía Barbosa Melo Maneo, sob a orientação dos professores Roberto Seidi Imafuku e William Vieira, docentes da Licenciatura do IFSP - Campus Guarulhos. O objetivo do trabalho foi expor resultados da pesquisa de iniciação científica que explora como o  uso do aplicativo GeoGebra para celular (graphing calc) pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de Trigonometria. Esse trabalho foi escolhido como parte da premiação dos melhores trabalhos do evento.

O segundo trabalho, “Um diagnóstico das dificuldades de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática relacionadas ao conceito e às múltiplas representações de funções”, foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Oliveira Pinto e Otávio Paciullo Furquim, sob a orientação dos professores William Vieira e Roberto Seidi Imafuku. No pôster foi exposto a análise da primeira questão do questionário diagnóstico aplicado no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Guarulhos. Com o questionário, os pesquisadores visavam identificar possíveis problemas na formação dos estudantes sobre os conceitos e as múltiplas representações de funções.

pibid11

Otávio (esquerda) e Gabriel (direita), bolsista e voluntário do CNPq e estudantes do IFSP - Campus Guarulhos, recebem certificado no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga.
Fonte: Arquivo Pessoal

O terceiro trabalho foi apresentado na forma de comunicação oral pela estudante Rita de Cássia da Costa Guimarães, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP - Guarulhos. A apresentação buscava divulgar o desenvolvimento do projeto “Uso do celular inteligente (smartphone) na elaboração de conjecturas e provas em Geometria: avaliando possibilidades e limitações”. A pesquisa teve a orientação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, do IFSP - Campus Guarulhos. O objetivo da pesquisa é avaliar as potencialidades e limitações do uso do celular inteligente (smartphone) nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Plana.

pibid12

Rita, bolsista do PIBIC - IFSP e estudante do IFSP - Campus Guarulhos, recebe certificado no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga.
Fonte: Arquivo Pessoal

Os estudantes do IFSP Guarulhos agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IFSP) pelas bolsas concedidas e ao IFSP Itapetininga pela oportunidade e pela iniciativa de promover discussões e possibilitar a disseminação dos trabalhos científicos.

Rita de Cássia da Costa Guimarães, licencianda em Matemática e bolsista pelo PIBIC – IFSP Guarulhos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página