Alunos da Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos participam de Congresso de Iniciação Científica no IFSP Itapetininga

• Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 14h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Itapetininga promoveu durante os dias 14, 15 e 16 de maio de 2019 o VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do próprio campus. O evento traz uma proposta multidisciplinar, congregando todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação.

Os estudantes Ihsa Paulla Rosa Ferreira, Patricía Barbosa Melo Maneo, Gabriel Oliveira Pinto, Otávio Paciullo Furquim e Rita de Cássia da Costa Guimarães da Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Guarulhos deixaram a sua contribuição para as discussões do evento com a apresentação de três trabalhos de iniciação científica.

O primeiro trabalho apresentado foi “Uso do celular inteligente (smartphone) no ensino de Trigonometria: avaliando potencialidades”, desenvolvido pelas estudantes Ihsa Paulla Rosa Ferreira e Patricía Barbosa Melo Maneo, sob a orientação dos professores Roberto Seidi Imafuku e William Vieira, docentes da Licenciatura do IFSP - Campus Guarulhos. O objetivo do trabalho foi expor resultados da pesquisa de iniciação científica que explora como o  uso do aplicativo GeoGebra para celular (graphing calc) pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de Trigonometria. Esse trabalho foi escolhido como parte da premiação dos melhores trabalhos do evento.

O segundo trabalho, “Um diagnóstico das dificuldades de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática relacionadas ao conceito e às múltiplas representações de funções”, foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Oliveira Pinto e Otávio Paciullo Furquim, sob a orientação dos professores William Vieira e Roberto Seidi Imafuku. No pôster foi exposto a análise da primeira questão do questionário diagnóstico aplicado no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Guarulhos. Com o questionário, os pesquisadores visavam identificar possíveis problemas na formação dos estudantes sobre os conceitos e as múltiplas representações de funções.

pibid11

Otávio (esquerda) e Gabriel (direita), bolsista e voluntário do CNPq e estudantes do IFSP - Campus Guarulhos, recebem certificado no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga.
Fonte: Arquivo Pessoal

O terceiro trabalho foi apresentado na forma de comunicação oral pela estudante Rita de Cássia da Costa Guimarães, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP - Guarulhos. A apresentação buscava divulgar o desenvolvimento do projeto “Uso do celular inteligente (smartphone) na elaboração de conjecturas e provas em Geometria: avaliando possibilidades e limitações”. A pesquisa teve a orientação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, do IFSP - Campus Guarulhos. O objetivo da pesquisa é avaliar as potencialidades e limitações do uso do celular inteligente (smartphone) nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Plana.

pibid12

Rita, bolsista do PIBIC - IFSP e estudante do IFSP - Campus Guarulhos, recebe certificado no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga.
Fonte: Arquivo Pessoal

Os estudantes do IFSP Guarulhos agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IFSP) pelas bolsas concedidas e ao IFSP Itapetininga pela oportunidade e pela iniciativa de promover discussões e possibilitar a disseminação dos trabalhos científicos.

Rita de Cássia da Costa Guimarães, licencianda em Matemática e bolsista pelo PIBIC – IFSP Guarulhos.