Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 19h17

Registrado em: ROOT

Secretaria

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 20/08/2020, 11h58

Acontece no campus

Registrado em: Uncategorised

Última atualização em 15/09/2023, 19h24

Registrado em: Acontece no campus

Última atualização em 04/01/2023, 13h24

  • 04/01/23
  • 13h15
  • 0 itens
  • 28/06/10
  • 10h26
  • 210 itens

Registrado em: ROOT

Última atualização em 20/07/2020, 18h55

  • 20/07/20
  • 18h55
  • 0 itens

Registrado em: ROOT

Área Informática

Registrado em: Cursos

Barra_Sobre_curso_INF.png

O egresso do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio atua na sociedade (da qual faz parte o mundo do trabalho) de forma crítica, ética e transformadora, valorizando aspectos da cidadania, colaborando com ações de inclusão social, respeitando os direitos humanos, reconhecendo as diversidades existentes nas relações sociais e as demandas ambientais. Compreende que o desenvolvimento tecnológico modifica as relações profissionais e interpessoais. Atua em diferentes modalidades do mundo do trabalho, entendendo seu caráter, sua essência e a indissociabilidade entre os saberes práticos e teóricos. Reconhece a diversidade sexual, de gênero e as relações étnico-raciais atuando na desconstrução do machismo e racismo estruturais, do preconceito de qualquer tipo e das mais diversas formas de discriminação e desigualdade sociais, raciais e de gênero, dentro e fora das relações de trabalho. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Realiza modelagem, desenvolvimento, testes, implementação e manutenção de sistemas computacionais. Modela, constrói e realiza manutenção de banco de dados. Executa montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais e aplicativos em equipamentos computacionais. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática. Instala e configura dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk. Opera, instala, configura e realiza manutenção em redes de computadores. Aplica técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica. Instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores. Executa as rotinas de monitoramento do ambiente operacional. Identifica e registra os desvios e adota os procedimentos de correção. Executa procedimentos de segurança, pré-definidos, para ambiente de rede. Desenvolve sistemas computacionais com base em metodologias, linguagens de programação, bancos de dados, ambientes de desenvolvimento e tecnologias da engenharia de software. Apresenta formação científica e tecnológica, que lhe permite atuar profissionalmente de forma a integrar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, buscando a inovação, considerando o contexto sociopolítico, econômico e o desenvolvimento sustentável, estando apto a prosseguir os estudos com autonomia intelectual e criatividade. Articula os conhecimentos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática ao eixo tecnológico de Informação e Comunicação.

Coordenadora do curso: Profª Dra. Aline Ribeiro Sabino

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra_Ficha_Técnica.png



Técnico em Informática na forma integrada ao Ensino Médio

Eixo Tecnológico

Informação e Comunicação            

Campus

Guarulhos

Modalidade

Presencial

Abertura do curso

Fevereiro de 2023

Turno

Vespertino

Duração

4 anos

Carga horária do Núcleo Estruturante Comum

2240 horas

Carga horária do Núcleo Estruturante Articulador

280 horas

Carga horária do Núcleo Estruturante Tecnológico

920 horas

Carga Horária do Projeto Integrador

160 horas

Estágio Curricular Supervisionado

Optativo

Componentes curriculares optativos

 240 horas
 Carga Horária Mínima Obrigatória

3440 horas

Carga horária optativa

240 horas

Carga horária máxima

3680 horas

Carga Horária a Distância, quando for o caso.

Não aplicável para esse curso

Duração da Hora-aula

60 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Prazo máximo para integralização do curso

8 anos

 

*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus

Horários 1º semestre de 2024

Salas de aula 1º semestre de 2024

Barra Matriz Ementas

Projeto Pedagógico de Curso - 2023
Autorização do curso: Resolução Consup n.º 135/2023
Matriz Curricular
Ementas dos componentes do 1º ano
Ementas dos componentes do 2º ano
Ementas dos componentes do 3º ano
Ementas dos componentes do 4º ano
Ementas dos componentes optativos

Barra_Documentos_Oficiais.png


Organização Didatica da Educação Básica
Manual do Estudante
Regimento Disciplinar Discente

Barra_Imagens.png

 Imagens_Info_2023.png

Registrado em: Área Informática

Última atualização em 16/02/2024, 22h56

  • 13/09/23
  • 18h48
  • 0 itens

banner info2

banner sobre

Perfil do egresso

Ao final dos quatro anos o estudante do curso Técnico em Informática para Internet na forma integrada ao Ensino Médio, estará habilitado para atuar como desenvolvedor de sistemas para internet e fazer integração entre o desenvolvimento e as operações bem com o suporte de primeiro e segundo nível, por meio dos conhecimentos e das técnicas de desenvolvimento e de infraestrutura tornando-o apto a entregar soluções completas aplicando critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade.

O profissional em informática para internet adquirirá competências em desenvolver sistemas (front-end e back-end), com o uso das linguagens compiladas ou interpretadas, com ou sem o paradigma de orientação a objetos, além de ter as habilidades para criar e manter bancos de dados, aplicar técnicas de engenharia de software, montar e fazer a manutenção de computadores, implantar redes e servidores, bem como aplicar políticas de segurança da informação em ambientes de TI.

O profissional formado em informática para internet poderá atuar em empresas de pequeno, médio e/ou grande porte. Elas podem ser públicas ou privadas, de desenvolvimento de sistema ou de operações em informática, empresas de consultoria e treinamento em informática ou como autônomo, prestando assessoria para empresas e usuários particulares.

Objetivo Geral:

O curso Técnico em Informática para Internet na forma integrada ao Ensino Médio tem como objetivo geral propiciar ao aluno um aprofundamento nos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, aprimorando-o como pessoa humana, garantindo a preparação básica para o trabalho e a cidadania, com habilidade técnica, ética, responsabilidade social e espírito crítico, para atuar na área de Tecnologia da Informação. O aluno desenvolverá habilidades como programar sistemas e páginas para Web para empresas de pequeno e médio porte, bem como serviços de suporte e manutenção em redes e elaborar soluções seguras quanto ao armazenamento e recuperação de informações. Além disso, o egresso poderá atuar como empresário ou empreendedor em Tecnologia da Informação oferecendo consultoria para desenvolvimento, implantação e suporte de sistemas computacionais.

Ficha técnica do curso:

Técnico em Informática para Internet na forma Integrada ao Ensino Médio

Campus

Guarulhos

Modalidade

Presencial

Previsão de abertura do curso

Fevereiro de 2019

Turno

Diurno ou Vespertino

Duração

4 anos

Vagas Anuais

40 vagas

Nº de semestres

8 semestres

Carga Horária Mínima obrigatória

3388 horas

Estágio Curricular Supervisionado

150 horas (optativo)

Carga horária optativa

127 horas

Carga horária máxima

3515 horas

Carga Horária a Distância, quando for o caso.

Não aplicável para esse curso

Duração da Hora-aula

50 minutos

Duração do semestre

19 semanas

Trabalho de Conclusão de Curso

Não aplicável para esse curso

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Horários 1º semestre de 2024
Salas de aula 1º semestre de 2024









Nova Organização Didática da Educação Básica

duvidas sugestao
coordenacao_informá
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

banner imagens

banner fotos integrado

Registrado em: Área Informática

Última atualização em 16/02/2024, 22h55

  • 08/11/16
  • 12h29
  • 0 itens

banner sobre

O Bacharel em Engenharia de Computação é um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de sistemas computacionais que unem equipamentos eletrônicos e software. Possui uma sólida base em computação, desenvolvimento de software e hardware, matemática e eletrônica visando:
- Analisar e avaliar arquiteturas e plataformas computacionais, assim como desenvolver e otimizar software para elas;
- Desenvolvimento e integração de sistemas robóticos e outros sistemas embarcados autônomos;
- Analisar, avaliar, selecionar e configurar plataformas de hardware para o desenvolvimento e implantação de aplicações de software e/ou serviços;
- Projetar, implantar, administrar e gerenciar infraestruturas computacionais;
- Implementar e gerenciar a segurança de sistemas de computação;
- Coordenar e integrar profissionais e equipes de diferentes áreas, atendendo as novas relações de trabalho, proporcionadas pela era da informação.
Por fim, o Bacharel em Engenharia de Computação pode requerer seu registro profissional nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA.

Coordenadora do curso: Profª. Dra. Alexandra Aparecida de Souza

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com a coordenação do curso:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra Ficha Técnica

Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Computação

Campus

Guarulhos

Trâmite

Implantação

Modalidade

Presencial

Eixo Tecnológico

Informação e Comunicação

Início de funcionamento do curso

01/2023

Resolução de Aprovação do Curso no IFSP

Resolução n.º 99/2022, de 1º de novembro de 2022

Resolução de Reformulação do Curso no IFSP

Não se aplica

Parecer de Atualização

Não se aplica

Portaria de Reconhecimento do Curso

A definir

Turno

Integral

Vagas semestrais

40

Vagas anuais

40

N.º de semestres

10

Carga Horária Mínima Obrigatória

3.320 horas

Carga Horária Optativa

960 horas

Carga Horária Presencial

2.730 horas

Carga Horária a Distância

673 horas

Duração da Hora-aula

60 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Tempo mínimo de integralização do curso

10 semestres

Tempo máximo de integralização do curso

20 semestres

banner pos cale

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.
Horários 1º semestre de 2024

Salas de aula 1º semestre de 2024

banner grade docente
Grade Curricular
Projeto Pedagógico de Curso - 1º semestre de 2023
Resolução de Implantação/Reformulação do Curso
Matriz de Equivalência (Para melhor visualização, deverá ser aumentado o zoom do PDF no momento da visualização).

Corpo Docente

Alexandra Aparecida de Souza - Titulação: Doutora
Alexandre de Paula Franco - Titulação: Doutor
Alexandre dos Santos Ribeiro - Titulação: Mestre
Aline Binato Neufeld - Titulação: Mestra
Aline Ribeiro Sabino - Titulação: Doutora
Ana Paula Ximenes Flores - Titulação: Mestra
André de Oliveira Guerrero - Titulação: Mestre
Antonio Angelo de Souza Tartaglia - Titulação: Mestre
Antonio Luis Mometti - Titulação: Doutor
Armando Handaya - Titulação: Doutor
Caio Cesar Jacob Silva - Titulação: Mestre
Cesar Ricardo Peon Martins - Titulação: Doutor
Claudemir Claudino Alves - Titulação: Mestre
Claudia Fonseca Roses - Titulação: Doutora
Cléber Silva de Oliveira - Titulação: Mestre
Cristiane Santana Silva - Titulação: Mestra
Cristiano Alves Pessoa - Titulação: Mestre
Delfim Pinto Carneiro Júnior - Titulação: Doutor
Denilson Mauri - Titulação: Mestre
Dennis Lozano Toufen - Titulação: Doutor
Diego Azevedo Siviero - Titulação: Doutor
Elizabete Rubliauskas Giachetti - Titulação: Mestra
Emanoel Fabiano Menezes Pereira - Titulação: Mestre
Fábio Antunes - Titulação: Mestre
Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Titulação: Doutora
Giovani Fonseca Ravagnani Disperati - Titulação: Mestre
Gisele Aparecida Alves Sanchez - Titulação: Mestra
Hamilton Piva Dominguez - Titulação: Doutor
João Alves Pacheco - Titulação: Doutor
João Victor Caetano Alves - Titulação: Doutor
Joel Dias Saade - Titulação: Mestre
Juliana Bilecki da Cunha - Titulação: Mestra
Keth Rousbergue Maciel de Matos - Titulação: Mestre
Leonardo Silvestre Neman - Titulação: Mestre
Lídia Bravo de Souza - Titulação: Mestra
Maly Magalhães Freitas - Titulação: Doutora
Marcelo Kenji Shibuya - Titulação: Doutor
Marcelo Squinca da Silva - Titulação: Doutor
Márcia Pereira - Titulação: Titulação: Mestra
Marcos Vinicius Alves de Oliveira - Titulação: Mestre
Marta Cardoso Pina - Titulação: Doutora
Maurício Capelas - Titulação: Doutor
Mauricio Pereira da Silva - Titulação: Especialista 
Mauro Villa D'Alva - Titulação: Mestre
Milton Barreiro Júnior - Titulação: Especialista
Nelson Arbach - Titulação: Mestre
Nelson dos Santos Gomes - Titulação: Doutor
Osias Baptista de Souza Filho - Titulação: Doutor
Percy Javier Igei Kaneshiro - Titulação: Doutor
Rafael Magno Alves - Titulação: Mestre
Reginaldo do Prado - Titulação: Doutor
Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria - Titulação: Doutor
Renato Bueno Domingos de Oliveira - Titulação: Mestre
Ricardo Aparecido Rodrigues de Oliveira - Titulação: Mestre
Ricardo Formenton - Titulação: Doutor
Rita de Cássia Moreno Barbosa - Titulação: Mestra
Roberto Seidi Imafuku - Titulação: Doutor
Robson Ferreira Lopes - Titulação: Mestre
Rodrigo Aparecido de Godoi - Titulação: Mestre
Rodrigo Campos Bortoletto - Titulação: Doutor
Rodrigo Sislian - Titulação: Doutor
Rogério Daniel Dantas - Titulação: Mestre
Rogério Homem da Costa - Titulação: Mestre
Rogério Marques Ribeiro - Titulação: Doutor
Rogério Osvaldo Chaparin - Titulação: Doutor
Thiago Schumacher Barcelos - Titulação: Doutor
Valdemir Alves Júnior - Titulação: Mestre
Vitor Moreira da Silva - Titulação: Mestre
William Vieira - Titulação: Doutor
Wilson Carlos da Silva Júnior - Titulação: Doutor


Imagens e vídeos

Veja nas abas seguintes imagens e vídeos de atividades realizadas por nossos alunos em cada semestre.

Registrado em: Área Informática

Última atualização em 07/02/2024, 14h58

  • 06/02/23
  • 17h02
  • 0 itens

Barra Sobre curso INF

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) formado pelo IFSP elabora e analisa projetos e coordena equipes de produção de software. Documenta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas de informação, a partir da escolha das tecnologias mais apropriadas para cada situação. Avalia, seleciona, específica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados considerando a necessidade de garantir uma formação profissional tecnológica e assim contribuindo para o fortalecimento e crescimento dos arranjos produtivos, sejam eles locais, regionais e ou nacionais. Aplica conceitos e princípios de desenvolvimento de software que incluam atributos de qualidade relacionados à funcionalidade, manutenibilidade, portabilidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, segurança e compatibilidade. Conhece componentes de hardware e sistemas operacionais e identifica o modo como esses componentes afetam o desenvolvimento de software. Conhece e utiliza infraestrutura tecnológica de rede a fim de projetar, implementar e implantar sistemas de software e está apto a reconhecer novas técnicas e equipamentos em sua área de atuação. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Conhece aspectos éticos, morais e legais de sua área de atuação. Atua como empreendedor de modo crítico e proativo para desenvolver e propor soluções informatizadas, com responsabilidade social e ambiental.
O novo curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Campus Guarulhos tem carga horária 2040 horas que estão distribuídas em cinco semestres, na modalidade presencial, com 36,3% dessa carga horária composta por componentes curriculares ministrados a distância e 10,5% em atividades de extensão.

       Coordenador do curso: Prof. Me. Rogerio Homem Da Costa

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com a coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra Ficha Técnica

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Campus

Guarulhos

Trâmite

Reformulação

Modalidade

Presencial com carga horária a distância

Eixo Tecnológico

Informação e Comunicação

Início de funcionamento do curso

2/2008

Resolução de Aprovação do Curso no IFSP

Resolução CONSUP 288, de 12/02/2008

Resolução de Reformulação do Curso no IFSP

Resolução CONSUP 752, de 13/11/2012

Resolução da 2ª Reformulação do Curso no IFSP

Resolução CONSUP 125, de 1/11/2022

Resolução de Aprovação do Currículo de Referência

Resolução 21/2021, de 2/3/2021

Vigência do curso

1º semestre de 2023

Parecer de Atualização

Não se aplica

Portarias de Reconhecimento do Curso

Portaria MEC 135, de 27/07/2012

Portaria MEC 918, de 28/12/2018

Turno

Noturno

Vagas semestrais

40

Vagas Anuais

40

Nº de semestres

5

Carga Horária Mínima Obrigatória

2.040 h

Carga Horária Optativa

480 h

Carga Horária Presencial

1.259,9 h

Carga Horária a Distância

740,1 h

Duração da Hora-aula

60 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Tempo mínimo de integralização do curso

5 semestres

Tempo máximo de integralização do curso

10 semestres

Barra_horário.png

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Câmpus.

Salas de aula 1º semestre de 2024

Barra_Corpo_Docente.png
Alexandra Aparecida de Souza
- Titulação: Doutora
Antonio Angelo de Souza Tartaglia - Titulação: Mestre
Claudia Fonseca Roses - Titulação: Doutora
Cléber Silva de Oliveira - Titulação: Mestre
Cristiano Alves Pessoa - Titulação: Mestre
Cristiane Santana Silva - Titulação: Mestre
Crounel Marins – Titulação: Doutor
Elizabete Rubliauskas Giachetti - Titulação: Mestra
Giovani Fonseca Ravagnani Disperati - Titulação: Mestre
Hamilton Piva Dominguez - Titulação: Doutor
Joel Saade - Titulação: Mestre
Juliana Bilecki Campos da Cunha - Titulação: Mestre
Lidia Bravo De Souza - Titulação: Mestre
Marcelo Squinca da Silva - Titulação: Doutor
Marcia Pereira - Titulação: Mestre
Marta Cardoso Pina - Titulação: Doutora
Osias Baptista de Souza Filho - Titulação: Doutor
Reginaldo do Prado - Titulação: Doutor
Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria - Titulação: Doutor
Renato Bueno Domingos de Oliveira - Titulação: Mestre
Robson Ferreira Lopes - Titulação: Mestre
Rodrigo Campos Bortoletto - Titulação: Doutor
Rogerio Homem Da Costa - Titulação: Mestre
Thiago Schumacher Barcelos - Titulação: Doutor

Barra Matriz Ementas




Em 2018, essa interação foi consolidada quando o Conselho de Educação Superior aprovou a Resolução n. 7, estipulando que a extensão deve ser integrada na matriz curricular, alinhada à pesquisa e voltada para a interação entre universidades e comunidade (BRASIL, 2018).
A curricularização da extensão aprovada no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas visa a incorporação de abordagens multidisciplinares, o IFSP, por meio da resolução normativa nº 5/2021, estabeleceu as diretrizes para a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSP. Trata-se de uma meta prevista no Plano Nacional de Educação e em regulamento do Conselho Nacional de Educação, que visa assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação em atividades de extensão, orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social., enfatizando a centralidade dos estudantes como agentes principais e a importância de atender às necessidades da sociedade (IFSP, 2021).
No projeto deste curso as atividades de curricularização da extensão do curso previstas nos componentes Gerenciamento de Projetos de Extensão 1 e 2 (GRUEXT1 e GRUEXT2) estarão vinculadas a um programa ou projeto de extensão curricularizada baseado nos principais conhecimentos desenvolvidos no curso, principalmente os de conhecimentos básicos em Engenharia de Software; Infraestrutura; Desenvolvimento de Sistemas; Matemática, Dados e Inteligência Artificial; Linguagens, Gestão, Extensão e Transversais.  A soma das cargas horárias das atividades de extensão curricularizadas totalizam 213h, representando 10,4% da carga horária total mínima para a integralização do curso.(Brasil)

 Barra ECA

 

Barra Documentos Oficiais

Manual do Estudante
Regimento Disciplinar Discente

Barra Imagens

banner foto

Registrado em: Área Informática

Última atualização em 09/01/2024, 17h09

  • 26/10/15
  • 10h26
  • 0 itens

banner info pos

banner sobre

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação tem como objetivo geral oferecer aos alunos os conceitos e técnicas mais atualizados para o suporte à gestão do desenvolvimento de Sistemas de Informação, ajudando-os com técnicas e visão estratégica para condução de projetos corporativos; incentivar a habilidade de tomada de decisões, a prática de gestão de equipes e o controle total de projetos, utilizando recursos e tecnologias de ponta.

banner obj pos

• Possibilitar ao aluno criar, gerir e administrar projetos de desenvolvimento de software, utilizando as ferramentas existentes no mercado;
• Fornecer contato direto com métodos e ferramentas para gestão e desenvolvimento de Sistemas de Informação aplicados nas grandes corporações;
• Introduzir os alunos ao estado-da-arte de métodos e tecnologias de suporte à gestão, infraestrutura e desenvolvimento em Tecnologia da Informação;
• Fornecer subsídios para que o aluno seja um disseminador dos conhecimentos adquiridos por meio de treinamentos, palestras, aulas e outras ações educativas.

banner pub pos

Graduados em Engenharia, Administração com ênfase em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursos correlatos à área de Informática.

banner ing pos

Processo seletivo gerenciado pelo câmpus Guarulhos, composto por analise curricular e entrevista, aberto uma vez ao ano.

banner dis pos

1º Semestre
Métodos e Técnicas em Engenharia de Software 30h
Métodos e Técnicas em Gestão de Projetos 30h
Metodologia da Pesquisa Científica 30h
Inovação e Design Thinking 30h
2º Semestre
Engenharia de Requisitos 30h
Análise e Projeto Arquitetural de Software 30h
Tópicos em Segurança da Informação 30h
Ações educativas e Treinamento em TI 30h
3º Semestre
Tópicos em Projeto de Infraestrutura 30h
Tópicos em Construção de Software 30h
Tópicos em Sistemas de Apoio a Decisão 30h
Projeto Integrado 30h
Trabalho de Conclusão de Curso 90h
Atividades Complementares 30h

banner pos cole

O Colegiado de Curso é um órgão consultivo e deliberativo da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso, formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos. 
 
pos 2022
Alexandra Aparecida de Souza - Titulação: Doutora
Claudia Fonseca Roses - Titulação: Doutora
Cléber Silva de Oliveira - Titulação: Mestre
Cristiano Alves Pessoa - Titulação: Mestre
Giovani Fonseca Ravagnani Disperati - Titulação: Especialista
Hamilton Piva Dominguez - Titulação: Doutor
Marta Cardoso Pina - Titulação: Doutora
Reginaldo do Prado - Titulação: Doutor
Robson Ferreira Lopes - Titulação: Mestre
Rodrigo Campos Bortoletto - Titulação: Doutor
Rogerio Homem Da Costa - Titulação: Especialista
Thiago Schumacher Barcelos - Titulação: Doutor

banner pos cale

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Horários 1º semestre de 2024 
Aos estudantes veteranos, as aulas da Fase 1 iniciam em 20 de fevereiro de 2024 e a Fase 2 em 23 de abril de 2024.

Salas de aula 1º semestre de 2024


banner pos form

Registrado em: Área Informática

Última atualização em 19/02/2024, 21h20

  • 26/10/15
  • 10h27
  • 0 itens

Área Automação

Registrado em: Cursos

banner_sobre.png

O técnico em Automação Industrial compreende o mundo do trabalho e os processos produtivos que o transformam a partir da integração entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Exerce a cidadania com o reconhecimento da diversidade étnico-racial e de gênero, respeitando os direitos humanos, contribuindo para a inclusão social e para o desenvolvimento sustentável. Apresenta visão global e local do contexto sócio-político. Intervém no mundo do trabalho e acompanha as constantes mudanças tecnológicas com visão crítica, criativa e inovadora buscando melhorar a produtividade e a qualidade destas a partir de uma visão humanista e ética. Desenvolve e integra soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de variáveis em processos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Emprega programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais. Planeja, controla e executa a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou sistemas robotizados para controle de processos industriais. Realiza medições, testes e calibrações em equipamentos eletroeletrônicos empregados em controle de processos industriais. Instala, configura e opera tecnologias de manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos e processos de produção com internet das coisas. Reconhece tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade. Realiza especificação, projeto, instalação, medição, teste, diagnóstico e calibração de equipamentos e sistemas automatizados. Executa procedimentos de controle de qualidade, operação e gestão de sistemas automatizados e controle de processos.
O curso tem duração de três semestres/módulos e ao final do 2º módulo, quando aprovado, o aluno terá direito a receber o Certificado de Instrumentista Industrial.
Após a conclusão de todos os módulos, receberá o Diploma de Técnico em Automação Industrial.

Detalhes do curso

Nome do curso: Técnico em Automação Industrial

Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente

Forma de oferta: Presencial

Duração: Três semestres

Período: Noturno

Coordenador do curso: Prof. Me. Caio Cesar Jacob Silva

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Salas de aula 1º semestre de 2024
Regulamento de uso dos laboratórios
Barra_Grade_TAU.png

Grade Curricular Reformulada - Resolução n.º 194/2023
Matriz de Equivalência da grade de 2016 para a de 2022
Projeto Pedagógico de Curso - 2023

Barra_TAU.png       

Nova Organização Didática da Educação Básica

Barra Imagens

banner fotos

Registrado em: Área Automação

Última atualização em 06/03/2024, 21h24

  • 26/10/15
  • 10h52
  • 0 itens

banner info

banner sobre

O Tecnólogo em Automação Industrial implementa e executa manutenção de sistemas eletroeletrônicos; implementa sistemas de automação industrial, integrando sensores, transdutores, atuadores, máquinas programáveis e programas de supervisão e controle; projeta e desenvolve sistemas com acionamentos hidráulicos, pneumáticos e eletropneumáticos; gerencia equipes de trabalho, tomando decisões quanto às estratégias de implantação ou manutenção em sistemas automatizados; aplica técnicas de gestão para o planejamento e controle da produção, tratando as questões ambientais de acordo com a legislação e norma vigentes; atua de forma ética e empreendedora no âmbito pessoal e profissional; realiza manutenção de equipamentos utilizados nos sistemas industriais; elabora documentação técnica sobre equipamentos, tecnologias, sistemas de automação e gestão da qualidade; programa controladores lógicos, microcontroladores, conversores estáticos, robôs e outros; ministra treinamentos em automação industrial.

      Coordenador do curso: Prof. Me. Alexandre dos Santos Ribeiro

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com a coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

banner pos cale

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

  Salas de aula 1º semestre de 2024
  Regulamento de uso dos laboratórios


banner grade docente






      
Corpo Docente

Alexandre dos Santos Ribeiro - Titulação: Mestre
Caio Cesar Jacob – Titulação: Mestre
Claudemir Claudino Alves – Titulação: Mestre
Delfim Pinto Carneiro Junior – Titulação: Doutor
Dennis Lozano Toufen – Titulação: Doutor
Diego Azevedo Siviero – Titulação: Doutor
Elizabete Rubliauskas Giachett – Titulação: Mestra
Fábio Antunes – Titulação: Mestre
Gema Galgani Rodrigues Bezerra – Titulação: Doutora
Gisele Aparecida Alves Sanchez – Titulação: Mestra
Hamilton Piva Dominguez – Titulação: Doutor
Isaque da Silva Almeida – Titulação: Mestre
João Alves Pacheco – Titulação: Doutor
Keth Rousbergue Maciel de Matos – Titulação: Mestre
Marcelo Kenji Shibuya – Titulação: Doutor
Maurício Capelas – Titulação: Doutor
Maurício Pereira da Silva – Titulação: Mestre
Mauro Villa D'alva – Titulação: Mestre
Milton Barreiro Junior – Titulação: Especialista
Nelson dos Santos Gomes – Titulação: Doutor
Percy Javier Igei Kaneshiro – Titulação: Doutor
Ricardo Aparecido Rodrigues de Oliveira – Titulação: Doutor
Ricardo Formenton – Titulação: Doutor
Rodrigo Sislian – Titulação: Doutor
Rogério Daniel Dantas – Titulação: Mestre
Valdemir Alves Junior – Titulação: Mestre
Vitor Moreira da Silva – Titulação: Mestre
Wilson Carlos da Silva Junior – Titulação: Doutor

banner imagens

banner fotos

Registrado em: Área Automação

Última atualização em 09/01/2024, 17h20

  • 26/10/15
  • 10h53
  • 0 itens

banner info2

banner sobre

No curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio o aluno terá 18 disciplinas de formação profissional. Essas disciplinas são principalmente nas áreas de mecânica, eletrônica, programação de computadores e robótica. A maioria das disciplinas conta com aulas práticas em laboratórios devidamente equipados e metodologias de ensino que privilegiam o aprendizado baseado em projetos e resolução de problemas.

O Técnico em Mecatrônica projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Depois de formado o aluno poderá atuar profissionalmente em: (i) Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico; (ii) Empresas integradoras de sistemas de automação industrial; (iii) Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados; (iv) Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; (v) Laboratórios de controle de qualidade.

*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

       Horários 1º semestre de 2024
       Salas de aula 1º semestre de 2024


        Regulamento de uso dos laboratórios


       


       
       
       
       

Nova Organização Didática da Educação Básica

banner imagens

banner fotos

Registrado em: Área Automação

Última atualização em 19/02/2024, 22h45

  • 08/11/16
  • 12h40
  • 0 itens

banner sobre

O Bacharel em Engenharia de Controle e Automação ou Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Coordenador do curso: Prof. Dr. Rodrigo Sislian

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com a coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra Ficha Técnica

Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Campus

Guarulhos

Trâmite

Reformulação

Modalidade

Presencial

Eixo Tecnológico

controle e processos industriais

Início de funcionamento do curso

01/2017

Resolução de Aprovação do Curso no IFSP


Resolução CONSUP n.º 33, de 07 de junho de 2016

Resolução de Reformulação do Curso no IFSP


Resolução CONSUP n.º 170, de 06 de dezembro de 2022

Parecer de Atualização

CONEN n.º 24, de 06 de setembro de 2020

Portaria de Reconhecimento do Curso

Não se aplica

Turno

Integral

Vagas semestrais

40

Vagas anuais

40

N.º de semestres

10

Carga Horária Mínima Obrigatória

3.380 horas

Carga Horária Optativa

320 horas

Carga Horária Presencial

3.600 horas

Carga Horária a Distância

80 horas

Duração da Hora-aula

60 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Tempo mínimo de integralização do curso

10 semestres

Tempo máximo de integralização do curso

20 semestres

banner pos cale

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Câmpus.

  Salas de aula 1º semestre de 2024

  Regulamento de uso dos laboratórios

banner grade docente
Grade Curricular Reformulada - Resolução n.º 170/2022
 
Projeto Pedagógico de Curso - 2023 
Matriz de equivalências 

Corpo Docente

Alexandre dos Santos Ribeiro - Titulação: Mestre
André de Oliveira Guerrero - Titulação: Mestre
Armando Handaya - Titulação: Doutor
Caio Cesar Jacob Silva - Titulação: Mestre
Claudia Fonseca Roses - Titulação: Doutora
Delfim Pinto Carneiro Júnior - Titulação: Doutor
Denilson Mauri - Titulação: Mestre
Dennis Lozano Toufen - Titulação: Doutor
Diego Azevedo Siviero - Titulação: Doutor
Elizabete Rubliauskas Giachetti - Titulação: Mestra
Fábio Antunes - Titulação: Mestre
Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Titulação: Doutora
Gisele Aparecida Alves Sanchez - Titulação: Mestra
João Alves Pacheco - Titulação: Doutor
Keth Rousbergue Maciel de Matos - Titulação: Mestre
Leonardo Silvestre Neman - Titulação: Mestre
Maly Magalhães Freitas de Andrade - Titulação: Doutora
Marcelo Kenji Shibuya - Titulação: Doutor
Marcelo Squinca - Titulação: Doutor
Marcos Vinícius Alves de Oliveira - Titulação: Mestre 
Mauricio Capelas - Titulação: Doutor
Mauro Villa d'Alva - Titulação: Mestre
Milton Barreiro Júnior - Titulação: Especialista
Nelson dos Santos Gomes - Titulação: Doutor
Percy Javier Igei Kaneshiro - Titulação: Doutor
Rafael Magno Alves - Titulação: Mestre
Ricardo Aparecido R. Oliveira - Titulação: Mestre
Ricardo Formenton - Titulação: Doutor
Rita de Cássia Moreno Barbosa - Titulação: Mestra
Roberto Seidi Imafuku - Titulação: Doutor
Rodrigo Sislian - Titulação: Doutor
Rogério Daniel Dantas - Titulação: Mestre
Valdemir Alves Júnior - Titulação: Mestre
Vitor Moreira da Silva - Titulação: Mestre
Wilson Carlos Da Silva Junior - Titulação: Doutor

Trabalho de Conclusão de Curso


*Aprovado em reunião de colegiado e nde

Barra_ECA.png






banner imagens

banner fotos

Registrado em: Área Automação

Última atualização em 09/01/2024, 17h14

  • 07/03/17
  • 16h34
  • 0 itens

Área Matemática

Registrado em: Cursos

banner sobre
Pelas competências estabelecidas no Projeto Pedagógico vigente, este curso se compromete com a formação do professor, capacitando-o a exercer a docência em Matemática em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, assim como participar da organização e gestão de sistemas de educação e suas instituições de ensino, com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa. Consciente de seu papel na superação de preconceitos e sensível para interpretar as ações dos educandos, o licenciado em matemática deve ser capaz de atender à diversidade dos perfis de aprendizagem em um contexto de inclusão. Desenvolve atividades extensionistas considerando os problemas e as necessidades da comunidade, em especial, no contexto da Educação Básica. Possui uma postura investigativa que contribui para a elaboração de reflexões sobre a própria prática e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, colaborando para a construção de conhecimento sobre questões de seu campo de atuação em um processo constante de formação continuada.
Coordenadora do curso: Profa. Me. Ana Paula Ximenes Flores.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra Ficha Técnica

Curso Superior de Licenciatura em Matemática

Campus

Guarulhos

Trâmite

Reformulação

Modalidade

Presencial

Eixo Tecnológico

Desenvolvimento Educacional e Social

Início de funcionamento do curso

07/2008

Resolução de Aprovação do Curso no IFSP

Resolução n.º 334/08 de 18 de Abril de 2008

Resolução de Reformulação do Curso no IFSP

Resolução CONSUP n.º 146/2017, de 28/11/2017 e
Resolução CONSUP n.º 165/2022, de 06/12/2022,
Resolução n.º 191/10, de 19/11/2010

Parecer de Atualização

Não se aplica

Portaria de Reconhecimento do Curso

Portaria n.º 781, de 6 de abril de 2011

Turno

Matutino/Noturno

Vagas semestrais

40

Vagas Anuais

80

N.º de semestres

8

Carga Horária Mínima Obrigatória

3.360 horas

Carga Horária Optativa

200 horas

Carga Horária Presencial

3.360 horas

Carga Horária a Distância

0 horas

Duração da Hora-aula

60 minutos

Duração do semestre

20 semanas

Tempo mínimo de integralização do curso

8 semestres

Tempo máximo de integralização do curso

16 semestres

banner pos cale
 

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Salas de aula 1º semestre de 2024


banner grade docente
Grade Curricular Reformulada - Resolução n.º 165/2022

Projeto Pedagógico de Curso - 2023

Corpo Docente

Alexandre de Paula Franco - Titulação: Doutor
Aline Ribeiro Sabino – Titulação: Doutora
Ana Paula Ximenes Flores - Titulação: Mestre
Antonio Luis Mometti - Titulação: Doutor
Armando Handaya - Titulação: Doutor (acesse o site do docente)
Cesar Ricardo Peon Martins - Titulação: Doutor
Elizabete Rubliauskas Giachetti- Titulação: Mestre
Glauco Aparecido de Campos - Titulação: Doutor
Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Titulação: Doutora
Hamilton Piva Dominguez - Titulação: Doutor
João Eduardo Navachi da Silveira – Titulação: Doutor
João Victor Caetano Alves - Titulação: Doutor
Leonardo Silvestre Neman - Titulação: Mestre
Maly Magalhães Freitas - Titulação: Doutora
Marcelo Squinca da Silva - Titulação: Doutor
Marcus Vinicius Silva Nascimento - Titulação: Mestre
Nelson Arbach - Titulação: Mestre
Rafael Magno Alves – Titulação: Mestre
Rita de Cassia Moreno Barbosa – Titulação: Mestre
Roberto Seidi Imafuku – Titulação: Doutor
Rodrigo Aparecido de Godoi - Titulação: Mestre
Rogerio Marques Ribeiro - Titulação: Doutor
Rogério Osvaldo Chaparin – Titulação: Mestre
Vinicius Barbosa Calixto - Titulação: Mestre
William Vieira – Titulação: Doutor

Barra_MAT.png






banner horas comp


banner imagem

banner foto

Registrado em: Área Matemática

Última atualização em 15/02/2024, 13h39

  • 26/10/15
  • 10h56
  • 0 itens

Extensão

Registrado em: Cursos

Última atualização em 26/10/2015, 11h34

  • 27/10/15
  • 10h04
  • 0 itens

Definição:
Os cursos de extensão são ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, a fim de atender às necessidades da sociedade, objetivando o desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos.

Forma de Ingresso:
Através de processo seletivo simplificado, a ser definido e publicado em edital, conforme a especificidade de cada curso a ser ofertado.

Agenda:
Geralmente os cursos de extensão são ofertados no início de cada semestre letivo. Acompanhe a oferta destes cursos por este portal, no mural da coordenadoria de extensão ou entre em contato conosco.
Acompanhe os cursos disponiveis no banner da pagina principal

Registrado em: Extensão

Última atualização em 07/03/2016, 11h03

  • 26/10/15
  • 11h08
  • 4 itens

Registrado em: Extensão

Última atualização em 27/10/2015, 10h08

  • 27/10/15
  • 10h06
  • 0 itens

Registrado em: Extensão

  • 27/10/15
  • 10h07
  • 0 itens

Registrado em: Extensão

  • 27/10/15
  • 10h07
  • 0 itens
  • 26/10/15
  • 10h05
  • 0 itens

Registrado em: ROOT

Última atualização em 07/02/2018, 16h03

  • 07/02/18
  • 16h03
  • 0 itens

Registrado em: ROOT

Última atualização em 20/02/2017, 15h36

  • 21/10/13
  • 16h17
  • 1499 itens

Registrado em: ROOT

  • 21/10/13
  • 15h58
  • 0 itens
  • 27/06/17
  • 13h44
  • 0 itens
  • 04/08/17
  • 16h08
  • 0 itens

Registrado em: ROOT

Última atualização em 29/11/2022, 10h29

Novidades / Oportunidades

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 18/10/2017, 19h12

Aliança

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 30/10/2017, 15h40

Aloe Natu Brasil

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 29/11/2017, 17h57

Resumo dos projetos

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 29/11/2017, 17h58

Depoimentos

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 11/12/2017, 16h15

APAE

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h25

Hidroair

teste

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h32

MC Monicar

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h32

Kasmaq

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h32

E.E.Prof.Hélio Polesel

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h33

PREFEITURA

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 09/08/2019, 17h23

Selkis

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h33

Thalls

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h33

VID Indústria

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 11/10/2017, 16h53

YTAM

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h34

Zinni & Güell

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 04/10/2017, 16h34

IFSP - NAPNE

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 09/08/2019, 17h22

IFSP - PROFESSORES

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 09/08/2019, 17h23

IFSP - PROJETOS

Registrado em: Projeto Escola Empresa

Última atualização em 09/08/2019, 17h25

  • 25/09/17
  • 15h14
  • 2 itens

Registrado em: ROOT

Última atualização em 04/12/2023, 15h02

  • 04/12/23
  • 15h02
  • 1 item
Fim do conteúdo da página