Página inicial > Superiores > Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2024, 09h45

Barra Sobre curso INF

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) formado pelo IFSP elabora e analisa projetos e coordena equipes de produção de software. Documenta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas de informação, a partir da escolha das tecnologias mais apropriadas para cada situação. Avalia, seleciona, específica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados considerando a necessidade de garantir uma formação profissional tecnológica e assim contribuindo para o fortalecimento e crescimento dos arranjos produtivos, sejam eles locais, regionais e ou nacionais. Aplica conceitos e princípios de desenvolvimento de software que incluam atributos de qualidade relacionados à funcionalidade, manutenibilidade, portabilidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, segurança e compatibilidade. Conhece componentes de hardware e sistemas operacionais e identifica o modo como esses componentes afetam o desenvolvimento de software. Conhece e utiliza infraestrutura tecnológica de rede a fim de projetar, implementar e implantar sistemas de software e está apto a reconhecer novas técnicas e equipamentos em sua área de atuação. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Conhece aspectos éticos, morais e legais de sua área de atuação. Atua como empreendedor de modo crítico e proativo para desenvolver e propor soluções informatizadas, com responsabilidade social e ambiental.
O novo curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Campus Guarulhos tem carga horária 2040 horas que estão distribuídas em cinco semestres, na modalidade presencial, com 36,3% dessa carga horária composta por componentes curriculares ministrados a distância e 10,5% em atividades de extensão.

Coordenador do curso: Prof. Me. Rogerio Homem Da Costa

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contado com a coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Barra Ficha Técnica

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Guarulhos

Trâmite

Reformulação

Presencial com carga horária a distância

Eixo Tecnológico

Informação e Comunicação

Início de funcionamento do curso

2/2008

740,1 h

Duração da Hora-aula

Duração do semestre

Tempo mínimo de integralização do curso

Tempo máximo de integralização do curso

Barra_horário.png

*Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Câmpus.

Salas de aula 1º semestre de 2024

Rogerio Homem Da Costa - Titulação: Mestre
Thiago Schumacher Barcelos - Titulação: Doutor

Barra Matriz Ementas

Em 2018, essa interação foi consolidada quando o Conselho de Educação Superior aprovou a Resolução n. 7, estipulando que a extensão deve ser integrada na matriz curricular, alinhada à pesquisa e voltada para a interação entre universidades e comunidade (BRASIL, 2018).
A curricularização da extensão aprovada no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas visa a incorporação de abordagens multidisciplinares, o IFSP, por meio da resolução normativa nº 5/2021, estabeleceu as diretrizes para a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSP. Trata-se de uma meta prevista no Plano Nacional de Educação e em regulamento do Conselho Nacional de Educação, que visa assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação em atividades de extensão, orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social., enfatizando a centralidade dos estudantes como agentes principais e a importância de atender às necessidades da sociedade (IFSP, 2021).
No projeto deste curso as atividades de curricularização da extensão do curso previstas nos componentes Gerenciamento de Projetos de Extensão 1 e 2 (GRUEXT1 e GRUEXT2) estarão vinculadas a um programa ou projeto de extensão curricularizada baseado nos principais conhecimentos desenvolvidos no curso, principalmente os de conhecimentos básicos em Engenharia de Software; Infraestrutura; Desenvolvimento de Sistemas; Matemática, Dados e Inteligência Artificial; Linguagens, Gestão, Extensão e Transversais.  A soma das cargas horárias das atividades de extensão curricularizadas totalizam 213h, representando 10,4% da carga horária total mínima para a integralização do curso.(Brasil)

Barra ECA

Barra Documentos Oficiais